domingo, 30 de setembro de 2007

O muro caiu, o sonho acabou, e agora, Hobsbawm?

Hoje acordei e fui à banca de jornais comprar a Folha de São Paulo, principalmente em função da coleção clássicos do jazz, do que por novidades. Me deparei com o seguinte título na capa "Hobsbawm prevê o fim do império dos EUA". Após fazer a leitura da entrevista com o velho professor esquerdista inglês (que adoro), concluí que o "soft power" dos EUA já acabou há tempos, mais precisamente com o fim da Guerra Fria. Esse papo que a nossa juventude é alienadamente influenciada pela cultura estadunidense é pura balela de dinossauros stalinistas, até porque a maioria da nossa juventude não é influenciada por porra nenhuma de cultura. Não é mais como a "geração woodstock",nem a geração X(anos 80), não lê mais quadrinhos,não vê filmes ou ouve mais música americana, ainda toma coca-cola, usa jeans e tênis porque não foi capaz de fazer algo melhor e mais prático. O rock morreu, a "EMOTV" virou canal de novela "teen", sexo só por MSN, o que sobrou daquela cultura foi a droga para preencher os buracos nas almas angustiadas e vazias sem paz nem amor. Muitos desses doidões de "shopping centers" sem futuro andam por aí queimando índios, espancando trabalhadoras, deprimidos ou roubando as bolsas das mães pra comprar mais um pouco de drogas pra encher suas cabeças-de-vento. Esse é o admirável mundo novo pós guerra fria, politicamente correto , da chatice. Ah, que saudades do muro de Berlim!

23 comentários:

Samuel Hübler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andressa Andrade disse...

Buenas Guerreiro!
Deveras devo concordar contigo em alguns tópicos, a minha geração adjetivada por ti, não passa de um sub-produto dos dias atuais, jovens que desfilam por aí com frases de protestos nas camisetas, fazem uma boa música (ironicamente falando) criticando a vida, achando tudo uma droga, eis a herança (distorcida por sinal) de Woodstock, e suas variantes.

Em meu blog (recentemente criado) você encontra um artigo sobre "A comicidade dos movimentos estudantis atuais".
Comente lá Professor!

andressaandrade.blogspot.com

Abraço!

Unknown disse...

A juventude da minha geração é a maior demosntração da falta de cultura útil no Brasil. Os jovens não dão valor ao conhecimento e a arte, o que importa para os garotos e garotas é o show do fulano e siclano no final de semana e quantas grades de cerveja cada um é capaz de tomar. Quando alguem começa a questionar esta forma de subvida, é chamado de NERD ou marcado como alguém sem "vida social". Em uma geração sem cultura, pouco importa se há ou não influência de Estados Unidos ou qualquer influência cultural. O importante é manter-se alheio ao mundo intelectual e aos problemas que o futuro guarda para estas pessoas que enchem suas cabeças com merda durante a vida para feder ainda mais quando tomarem as pancadas que as esperam.

Com o perdão da palavra, vão se foder!

visite: www.terceiraom3.wordpress.com

Unknown disse...

Esteeeeeeeee é o nosso professor MArcelo Guerreiro. Um cara de opinião e sinceramente, alguém que admiro muito, não só como professor mas como pessoa.

Adorei os seus textos e peço que continue. Sou sua fã!

Abração,Michelly (ALFA-UMuarama).

TOR disse...

Isso ai, dito e aceito, com pai não se discute, não é? (risos)
Abraço!

Juliana Matos disse...

Professor , sou obrigada a discordar de ti em alguns pontos , pois não acredito que a geração atual de jovens não seja influenciada por nada , aliás , a influência para muitas bandas atuais são nada mais nada menos que os principais integrantes do movimento woodstock, o qual na época era tido como uma má influência pela massa por sinal e só veio ter real valor após seu término, ou seja só veio
ser realmente importante anos depois, vindo a influenciar
jovens/bandas o que quer que seja, assim como todos os outros movimentos.
Não creio que seja certo também a generalização, pois nem todos os jovens não são influenciados por nenhuma cultura,e que atualmente não surge mais nada que preste, muito pelo contrário , há muita coisa surgindo de bom no Brasil, principalmente na música , mas o problema em questão não é que todos os jovens não se deixam influenciar e sim , a disponibilidade da cultura que ainda nos resta,a maior parte dos jovens brasileiros não tem acesso as novas coisas legais que estão surgindo, pois infelizmente nem todos possuem condições financeiras suficientes para tal e também claro,porque os meios de comunicação não permitem( se é que me entende?). O rock não morreu ,está sendo apenas ''recriado'' como foi e será durante todo o tempo.Aliás tudo é sempre assim , apenas recriado , por isso alguns acham que não temos mais cultura a nos influenciar, mais nós só reconhece
remos o que nos influenciou após alguns anos, como foi com o woodstock , o movimento punk, entre outros.

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ximena disse...

Concordo que a juventude ainda seja influenciada por alguns aspectos da cultura norte-americana por não ter encontrado algo que seja mais prático.

Pior ainda são os conceitos estúpidos de rebeldia, criados só pra aumentar o consumo e acabam controlando os conceitos de uma geração inteira.

O que faz com que as coisas se tornem massificadas e burras não o fato de que muita gente gosta/usa, mas sim uma escolha sem olhar crítico.

\o/

Gabriel Azevedo disse...

Para provar o que está escrito. É apenas assistir uma ótima sátira do cinema Canadense. "O declinio do Império Americano" e "Invasões Barbaras".

Abraço

Unknown disse...

Boa professor,concordo cotigo!
Até mais, estou a espera do proximo post

Unknown disse...

Boa professor, concordo contigo.
Até mais.

Gabriel Azevedo disse...

Ta na hora de atualizar isto aqui.

yuri disse...

Eu ainda mantenho a tradição da velha guarda, leio os X-Men, Vingadores e Homem-Aranha.
Ouço Creedence, Dio e Metallica (das antigas lógico)
E apesar de toda essa cultura americanski, eu ainda sou o velho comunista de sempre! hehe, meio hipocrita eu andar com uma camiseta escrito CCCP e um tênis de alguma marca que faz uso da exploração de trabalhadores em países subdeselvolvidos, onde nem se cogita um Sindicato eficiente que lute em prol dos trabalhadores.

E ah, professor, achei um site onde tem a camiseta que o Yashin usou, por um preço mais acessível (99,90) na aula eu te passo o endereço do site! Abraços!

Por: Comunista ;D

hq' disse...

Na minha concepção, a diferença é que antes os jovens eram influenciados da maneira em que você propôs, e hoje a influência vem do mais popular meio de comunicação e abrange todas as faixas etárias, sem restrição. Basta ver de onde surgem as novas gírias e quem dita a moda, e claro (o ápice), quem forma a opinião popular (aquela gritada por marionetes pseudo críticas).
Fica difícil notar tal linha de influência quando o indivíduo já se encontra cercado por ela, não?

dayanne d. disse...

profe querido, legal o post, concordei com a maioria dos pontos, sou uó, flw kissesc@llme brimks, to só descontraindo :)

Unknown disse...

Eh.....

Tu tens uma grande parcela de razão!.....


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39384259


ah..... lembra que vc vive falando do SCHOPENHAUER..... então.... resolvi criar uma comunidade para akela famosa frase dele: Soh o Sofrimento EDUCA!.......pelo que me parece terei poucos adeptos,,, aliás.... nem estou divulgando-a...os interessados que a procurem!...

sahaisuhisuhasiuhs
Abraço Proffe.... tenhu aula cum vc hj!

Anônimo disse...

Olá, Professor!
Sua aluna e minha chará (ou xará?) a Tathi, me indicou seu blog.
Nossa, adorei essa sua opinião sobre cultura americana (que cultura?) e os jovens de hoje.

Ótimo texto. Prometo vir mais vezes!

Mariana disse...

professor!!!
têm que atualizar!!!

=**

yuri disse...

Professor, aí vai o site de camisetas retrô de futebol
A do Yashin tá na seção "CCCP" lá.
São preços acessíveis (ao menos mais barato que os 300 paus da que a Adidas fabrica)

http://www.ligaretro.com/

Abraços do Comunista!

Supescador disse...

Na verdade, toda época teve seus cabeças-de-vento, assim como agora existe também uma minoria de contra-cultura.
A diferença é que trocamos James Dean por Justin Timberlake...
Porém, concordo, na atualidade não vejo alguém que substitua Raul Seixas, ou Janis Joplin, por exemplo.
Dizer que a juventude não é influenciada não é de todo correto. Eu afirmo que sou influenciada por muito da cultura anos 70, a exemplo. Nasci e cresci ouvindo Pink Floyd e posso dizer que isso faz parte da pessoa que sou hoje, assim como muitos outros fatores da cultura a que tive acesso e escolhi. E digo, antes de escolher o que eu queria, eu tive certeza do que não queria.
Essa é a questão.

Anônimo disse...

Nem sei se você entra aqui ainda...
Mas, em todo caso, achei que devia me retratar por aqui, já que passo direto pra ver se você voltou a postar. Seu blog tá excelente. Aliás, seu ponto de vista e modo de articular os argumentos também.
Tá de parabéns. E concordo contigo sobre a geração "msn", ainda que eu faça parte (embora apenas cronologicamente) dela. Beijos



Isa (M3 - Drummond Mgá)

Anônimo disse...

ah, e visite meu blog também...
dá uma comentadinha la e me ajuda a clarear as idéias...
vai ser uma honra!

isadepaula.blogspot.com

=)