domingo, 11 de novembro de 2007

O Egito bíblico é aqui.

"Passados dois anos completos, Faraó teve um sonho. Parecia-lhe achar-se ele de pé junto ao Nilo. Do rio subiam sete vacas formosas à vista e gordas e pastavam no carriçal. Após elas subiam do rio outras sete vacas, feias à vista e magras; e pararam junto às primeiras. Na margem do rio. As vacas feias à vista e magras comiam as sete formosas à vista e gordas. Então, acordou Faraó." Acabo de citar o texto bíblico do livro de Gênesis, para trazer à tona uma velha história num novo país - o Brasil. De acordo com a interpretação de José, filho de Jacó, seriam sete anos de fartura seguidos de sete anos de miséria. Tomara que o Deus de José e Jacó não permita que esses sete anos até a copa do Brasil em 2014 não sejam a fartura dos empreiteiros, políticos, cartolas e diretores de clubes de futebol , lobbistas, banqueiros, emissoras de tevê e outros escribas vigaristas do Brasil faraônico. É claro que na Alemanha, a copa gerou renda, em Pequim e na África do Sul , com a Olimpíada e a Copa respectivamente em 2008 e 2010, o PIB está tendo um significativo aumento. O grande problema é que aqui está mais pra Egito antigo do que pra China e África do sul atuais. Tá cheio de picaretas louquinhos para superfaturar estádios, metrôs, pontes, rodovias , hospitais, aeroportos, praças e todos os tipos de obras públicas que puderem meter as mãos. Daqui até a copa serão sete anos de vacas gordas, para essa gente, será a verdadeira farra das vacas.
Depois da copa, as vacas magras.Nada de novo sob o sol tropical do Brasil abençoado por Deus. O crime organizado, tanto pelo narcotráfico quanto pelo congresso nacional , que não há Capitão Nascimento que dê jeito ,voltará ao dia-a-dia. Os cartolas de futebol voltarão a desgraçar instituições populares como o Corinthians paulista em conjunto com a máfia russa, a dengue voltará atingir proporções pentatêuticas, as bolas-de-fogo motorizadas voltarão cair sobre as casas dos pobres nas periferias,as trevas voltarão pela crise energética ? Não será preciso nenhum novo Moisés rogar o resto das pragas... Você deve estar pensando : Não há nada de bom? Claro que deve haver , mas sempre é bom ter aquele hebreu insatisfeito resmungando de saudades das cebolas do Egito em pleno deserto escaldante. Mas aqui , saudades do passado? É difícil héim, pois a Carmen Miranda já disse : '' yes , nós temos bananas'' e não cebolas!

13 comentários:

The Serpent disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
The Serpent disse...

O fato engraçado é que o período de vacas gordas não está ao nosso alcance, e o período de vacas magras caí direto sobre nós.

Waldir, Alfa T-2

Mariana disse...

esse texto deu saudades das suas aulas. aposto que tu discutiu esse assunto em aula.

mas é...essa Copa caiu como uma luva para os "Rancheiros" de plantão. Suas vacas vão chegar à ficar uns quilinhos acima do peso.


=*

Mayara disse...

Guerreiroooooooo
\o
:D

Andressa Andrade disse...

O que parece cômico não é todo este fato previamente calculado e sim o olhar opaco que as pessoas colocam sobre tudo isto, o conformismo demasiadamente estampado nos diálogos que ouvimos ruas à fora. Tudo bem, talvez esta seja uma "filosofia" para se evitar mais um problema, uma forma de confortar a nossa miserável e acéfala cultura ética.
Parece que andamos mergulhados no pessimismo de Schopenhauer, mas não há necessidade de tanta preocupação quando há motivos para comemorar, pois vamos mostrar a exuberância que aqui reside, são cobiçadas paisagens, é uma prosmiscuidade trajada de arte, é o nosso samba, as nossas praias, etc. Não haverá necessidade de se mostrar nossa refinada arquitetura que reside nas favelas, o nosso caos aéreo vai terminar, a violência nos esquecerá (quem esquecerá quem?), afinal de contas, partindo do mesmo ponto que nosso presidente: O MELHOR DO BRASIL, É O BRASILEIRO (ah, Policarpo Quaresma adoraria ouvir isto).

Abraço Professor!

Andressa Andrade

Anônimo disse...

Não se preocupa... Tá previsto pra 2014 uma nuvem que destruirá planetas e talz :P, incluindo a Terra!

Não vai ter copa.

yuri disse...

Fala professor, agora to meio sem tempo pra ler tudo, mas depois leio tudo com mais atenção .. também estou fazendo um blog, só sobre fatos históricos e alguns pensamentos meus sobre fatos recentes, se estiver interessado, depois vou colar o endereço aqui, mas primeiro vou me concentrar com o vestibular, hehe.

Ah, vou deixar o link do trailer do Rambo IV aqui também, creio que voce vai gostar.

http://www.youtube.com/watch?v=8M1KiXWWTxg

yuri disse...

Ps.: Um abraço.

Comunista

Magui disse...

Eu pensei que seria como uma reforma de um prédio da minha rua onde os pedreiros quebravam o parapeito com marretinhas como na época das pirâmides.
Como vc só tem este coments sou obrigada a colocar o meu blogspot.
http://somagui.zip.net

dayanne d. disse...

eu nem li seu texto, odeio ler hashiausa só vim dizer que eu passei na uem, sou melhor que todo mundo, bjs haihuihaih

Janaina Lellis disse...

ah professor,atualiza o blog.
Pra podermos continuar lendo/aprendendo,já que o terceirão acabou. :/
saudades das aulas de filosofia lá do alfa de Umuarama.

até :*

Unknown disse...

Bodão vélho! HAHA
Eeeei, não sei se vai lembrar de mim no meio de tantos alunos, mas fiz o 3o ano no caesp agora em 2007, aquela de óculos que ia prestar Fuvest, manja?
Então, gabaritei história! Mas não passei, vou fazer cursinho por aqui esse ano. Quando vejo a estação Itaquera lembro de ti curinthiano! haha, sentirei falta das tuas aulas-síntese das coisas, e das recomendações de livros ótimas. Enfim, vou te linkar no meu blog pra ver o que vem escrevendo! Abraço e valeu!

Unknown disse...

Verdade professor, tudo nesse nosso Brasil é multiplicado por 3 como voce msm disse, esses picaretas vão meter a mão em tudo que puder...