domingo, 23 de setembro de 2007

H.G. Wells estava certo.

Outro dia liguei a tevê e vi um tremendo burburinho, pra falar a verdade, um tremendo escândalo feito por muita gente, parentes, jornalistas defendendo o jabá, bicões e outros agourentos interessados em tirar algum proveito do acidente dos dois trens suburbanos lá na baixada fluminense. Lá na Babilônia,digo, Brasília, vi um coro de abutres, ops! tucanos e modernos coronéis democratas, gente que veio junto com as caravelas do Cabral, exigindo uma CPI do apagão ferroviário, para apurar a morte daquelas vítimas do descaso, incompetência e corrupção da administração pública. A tragédia poderia ser evitada se os administradores tivessem posto os tais dos "grooves", acho que é assim que se escreve essa porra, nos trilhos dos trens. Trouxeram as caixas-pretas dos EUA pra saber se a culpa era do fabricante, dos maquinistas, além é claro, do governo federal. O Jabor pra-lá-de-gagá gritando nos meus ouvidos "Vamos às ruas", o Diogo-saco-de-vento-Mainardi culpando o presidente, o Boris Casoy dizendo "Isso é uma vergonha" e até a Hebe falando que aquela gente feia, pobre, fedida e banguela eram todas "umas gracinhas". De repente percebi que estava delirando e acordei para a realidade, lembrei de uma frase do romancista inglês, H.G. Wells: "Nos corredores da história, os gemidos dos poderosos ecoam mais altos que os gritos dos miseráveis". Não estou defendendo a corrupção, nem a incompetência Sui generis dos nossos governantes, e sim questionando a coerência de nós brasileiros que às vezes bradamos aos quatro ventos e outrora nem sequer sussurramos.

6 comentários:

Unknown disse...

Blog do Terceirão!
www.terceiraom3.wordpress.com
Post dedicado ao Rob Zombie:
http://terceiraom3.wordpress.com/2007/09/17/guerreiro-x-rob-zombie/

Ana disse...

Pobres mortos em acidente de trem não vendem revistas, mas, teoricamente, quando vivos, devem compra-las, afinal grande parte dos leitores da 'veja' não contestam seus textos, enquanto os poucos que o fazem, acredito que não estavam no acidente. Não consigo defender do sensacionalismo o público que o consome, nem dos políticos 'assistencialistas' quem recebe sua 'ajuda', quem define o que merece atenção ou não, mesmo que indiretamente manipulado, é o espectador.
Num sistema como o nosso, nada é mais normal do que aqueles que podem se beneficiar da 'ignorância' do povo, o façam. Hiprocrisia seria falar que com o poder nas mãos o egoísmo pode não se manifestar.

A forma como você escreve é tão particular, tenho a impressão de estarmos conversando pessoalmente.
Continue escrevendo, o máximo que conseguir, gosto de ler seus textos, deixam espaços para reflexões, aproximam as idéias.

Lúnatico - Cachorro Grande
;)

Unknown disse...

Eh neh Professor!


....
Tuas verdades Deveriam ser publicadas em outro lugar.... onde os politicos também vejam!

hhehehe


AbraçOO!

dayanne d. disse...

esse blog é intelectual demais pro meu pobre cérebro ;x

Unknown disse...

-Concordo em gênero, número e grau...

de tudo o q Wells previu, esse foi o maior acerto...

Continue assim professor {pena q tudo isso já está tão impregnado na sociedade, q mudar agora...seria praticamente impossível =/}

Luís Fernando e Mariana disse...

"outrora nem sequer sussurramos." ?!
na maioria das vezes ficamos quietos, afinal,falar pra que,nao é mesmo?! nada vai mudar,vai continuar assim mesmo,tem comida em casa,deixa do jeito que tá...



ningm merece...